Obras de duplicação da Avenida Antônio Carlos mudam tráfego na capital

Pontos de ônibus na Avenida Antônio Carlos

\"Pontos

As obras de duplicação da Avenida Presidente Antônio Carlos estão causando mudanças no trânsito e na vida dos pedestres da capital. Além do aumento dos engarrafamentos na via ao longo do dia, mas principalmente nos horários de pico, vários pontos de ônibus tiveram o seu local alterado.

O projeto visa melhorar o acesso ao estádio Magalhães Pinto, o Mineirão, que será uma das sedes dos jogos para a Copa de 2014, que será realizada no Brasil. A capital mineira tenta espera sediar o jogo de abertura da competição mais importante do futebol. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, a previsão é que as obras sejam concluídas em março de 2010.

Entretanto, os usuários do transporte coletivo enfrentam diversos problemas, desde ter que atravessar pistas para pegar ônibus nas pistas centrais, até as constantes mudanças dos pontos sem prévio aviso. No sentido centro, pontos de coletivos intermunicipais e de Belo Horizonte foram retirados.

No sentido bairro, próximo ao Uni-BH, o ponto dos ônibus intermunicipais foram alterados e os usuários agora têm que esperar o transporte, que muitas vezes demora mais de uma hora. Para a estudante de pedagogia Thaís Silveira a mudança piorou muito o trajeto para a faculdade, pois tem que andar uma distância muito maior que antes.

“Agora, quando saio da faculdade tenho que andar muito para pegar o ônibus. Esta obra de duplicação deixou o trânsito confuso e prejudicou muitas pessoas”, disse a moradora de Santa Luzia.

Visualizar Obras de duplicação da Avenida Presidente Antônio Carlos em um mapa maior

Já para outras pessoas, as mudanças no itinerário dos ônibus trouxeram comodidade. O estudante do sexto período de jornalismo do Uni-BH e morador do bairro Santa Mônica, na região da Pampulha, David Rocha explicou que ficou mais fácil para ele na hora de voltar para casa.  

“O meu ponto ficava a dois quarteirões daqui, agora ele fica em frente à faculdade. Então, fica mais fácil na hora de ir para casa”, observou.

 Mas nem só de problemas vivem as obras na avenida e os pedestres. O projeto de duplicação da avenida prevê uma adequação viária para implantação de pistas exclusivas para coletivos, com duas faixas de rolamento em cada sentido. Segundo a BHTrans, a avenida, em toda a sua extensão, passará a ter uma largura superior a 50 metros. Antes, possuía 25 metros.

O planejamento viário nessa região está possibilitando a revitalização econômica e social da área no entorno, bem como a otimização dos fluxos de tráfego, com redução do tempo de viagem e a melhoria do controle do transporte coletivo.

Com base em dados de transporte e trânsito foram identificados problemas de retardamento nos fluxos de tráfego, saturação do tráfego nas aproximações dos principais cruzamentos com semáforos, pontos de ônibus com grande concentração de linhas e circulação dos coletivos concentrada em apenas uma faixa de tráfego.

Nesse trecho, foram construídas alças de interligação da avenida Presidente Antônio Carlos com o Anel Rodoviário, duplicação de um trecho de 1.340 metros, nova iluminação, rede de drenagem, transferência de linhas de ônibus para as pistas centrais da avenida num trecho de cerca de cinco quilômetros e trincheira sob a nova Antônio Carlos, e alças de interligação com as avenidas Bernardo Vasconcelos e Américo Vespúcio.

A construção da Trincheira (de aproximadamente 150 m de extensão, 34 m de largura, com oito pistas de rolamento, quatro em cada sentido de trânsito) propiciou uma ligação mais rápida da região Nordeste com a Noroeste, isto é, o trânsito de veículos passou a ser direto entre as avenidas Cristiano Machado e Presidente Carlos Luz, passando pelas avenidas Bernardo Vasconcelos e Américo Vespúcio.

O segundo trecho duplicado, com cerca de 600 metros, fica entre as ruas Aporé e Operários, no bairro Aparecida, e conta com pistas de busway, escadarias e rampas de acesso para os moradores. A nova etapa contemplou ainda um novo acesso para a Rua Fides.

Leia também:Intervenções na avenida Antônio Carlos priorizam fluidez

Duplicação da Antônio Carlos: Alteração na travessia de pedestres em frente ao IAPI

Por Christiano Senna e Henrique Frederico

About these ads

One thought on “Obras de duplicação da Avenida Antônio Carlos mudam tráfego na capital

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s